Menu
O que é e como funciona o consórcio

02/04/2019

O que é e como funciona o consórcio

Tudo que você precisa saber para conquistar sua primeira moto


Você já ouviu falar em consórcios, certo? Talvez até tenha pensado em participar de algum grupo e se tornar oficialmente um consorciado, mas você sabe exatamente o que é e como funciona essa modalidade de compra? Calma! Daqui a pouco você vai ter acesso às principais informações sobre consórcio. Primeiramente, vamos aos números – e não são poucos!

Em 1962 o consórcio surgiu no Brasil como mecanismo de concessão de crédito simples, coletivo e isento de juros, com a finalidade de aquisição de bens e serviços. De lá para cá, o consórcio não parou de ganhar espaço e credibilidade. Só para ter ideia, atualmente o país conta com mais de 7 milhões de cotistas de consórcio e a tendência é que a quantidade de consorciados continue a crescer, até porque, o consórcio já se consolidou como um negócio confiável e bem-sucedido.

Quer descobrir o que é e como funciona o consórcio? Continue a leitura e saiba mais!

Afinal de contas, o que é consórcio?

O consórcio é uma associação de pessoas físicas ou jurídicas, com um objetivo em comum e plenamente dispostas a participar de um sistema organizado de compra planejada. É uma forma segura e inteligente de investir em grupo para adquirir um bem ou serviço. Em outras palavras, no consórcio, vários indivíduos partilham recursos com valor, prazo de duração e número de cotas previamente definidos numa categoria de autofinanciamento.

Quais as principais vantagens dos consórcios?

O consórcio é vantajoso em vários sentidos. Ele é prático, seguro e acessível. Além disso, no consórcio o participante paga uma parcela mensal menor que a parcela de financiamentos comuns, porque no consórcio há taxa de administração, mas não existe incidência de juros. Sendo assim, é possível afirmar que o consórcio é um método econômico de investir. O que não faltam são pontos positivos a serem listados!

Quais os benefícios e diferenciais do Consórcio Honda?

O Consórcio Honda corresponde à Administradora da fábrica Honda. Os principais benefícios deste consórcio consistem na  facilidade na contratação, planos com parcelas acessíveis e segurança e confiabilidade garantidas pela marca líder do mercado. Fundado em 1981, o Consórcio Honda se destaca pela credibilidade.

Referência no segmento, a Administradora conta com mais de 500 colaboradores que trabalham diariamente com o objetivo de prestar os melhores serviços e entregar os melhores produtos. No decorrer de sua história aproximadamente 5 milhões de participantes já receberam suas motocicletas.

Quem conduz o consórcio?

O consórcio é conduzido pela Administradora, responsável por organizar e representar o grupo, em juízo ou fora dele, ativa ou passivamente, assegurar os direitos e deveres dos consorciado. Os interesses coletivos, nesse caso, devem sempre prevalecer sobre os interesses individuais de cada participante. Vale destacar que, atualmente, a Honda é a maior Administradora de consórcios do País, sendo caracterizada pela transparência, segurança no processo e respeito pelos associados.

Quem regulamenta o consórcio?

Todo consórcio tem regras e, cabe ao Banco Central do Brasil normatizar, coordenar, supervisionar, fiscalizar e controlar as ações envolvidas no sistema de consórcio, seja ele de automóveis, motocicletas ou qualquer outro bem. As regras do consórcio devem ser especificadas obrigatoriamente em contrato.

O que é contemplação?

Quando se trata de consórcios, a contemplação pode ser resumida como o requisito principal para a aquisição do bem, ou seja, você resgatará se for contemplado. Existem basicamente duas formas de contemplação: através de sorteios e de lances. O sorteio do consórcio Honda é realizado por meio do  1º prêmio da extração da Loteria Federal antecedente à data da Assembleia Geral, enquanto o lance corresponde a uma oferta por parte do consorciado que, oferece um valor equivalente à quitação ou maior número de parcelas que consegue adiantar. É um tipo de leilão no qual o maior lance vence e é contemplado com o bem.

O que é Assembleia Geral Ordinária?

A Assembleia Geral Ordinária é uma reunião realizada pela administradora do consórcio. Tal reunião destina-se à contemplação dos consorciados, bem como, ao fornecimento de informações, atendimento público e esclarecimento de dúvidas. É nessa assembléia, que os participantes, mediante lance ou sorteio, são contemplados. A periodicidade da assembleia estará estabelecida em contrato, mas, normalmente os encontros são mensais.

Agora que você já conhece as informações básicas e gerais sobre consórcios, que tal descobrir todos os detalhes do Consórcio Honda? Você vai ver que a Honda tem o jeito mais fácil de te ajudar a adquirir sua moto.

Fonte: www.brasmoto.com.br

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • Novas atualizações no aplicativo HSF

    19/10/2022

    Novas atualizações no aplicativo HSF

    Você já conhece o aplicativo Honda Serviços Financeiros? Disponível para b...

  • Fluidos e Lubrificantes Pro Honda: Mais Desempenho para sua Moto

    20/11/2020

    Fluidos e Lubrificantes Pro Honda: Mais Desempenho...

    O motor é para a motocicleta, como o coração é para o ser humano: vital. M...

  • 9 vantagens de fazer um consórcio para conquistar sua primeira moto

    07/08/2020

    9 vantagens de fazer um consórcio para conquistar...

    Não importa se você planeja ter sua moto própria para lazer ou trabalho. O ...