Menu
3 Dicas dos especialistas para escolher o seu capacete

22/06/2020

3 Dicas dos especialistas para escolher o seu capacete

Conheça os principais modelos


O capacete é o item desenvolvido para proteger condutores e passageiros que andam de motocicleta. Quando usado da forma adequada, ele minimiza os riscos de complicações decorrentes de acidentes como quedas ou colisões, reduzindo o impacto sobre a cabeça e evitando problemas sérios como traumatismos cranianos e hemorragias.

Esse equipamento é tão importante para a segurança, que sua eficácia é de aproximadamente 70% na prevenção de traumas faciais e traumas crânio-encefálicos. Sua proteção é realmente muito elevada se ele estiver afivelado, bem ajustado e com a viseira abaixada.

Outro aspecto que influencia na segurança do capacete é a qualidade do mesmo. Há uma série de capacetes disponíveis no mercado. São designs, tamanhos, modelos e matérias-primas diferentes. Para te ajudar a escolher uma opção segura e confortável, preparamos algumas dicas que vão facilitar a sua escolha. Vem com a gente!

Conheça os principais modelos

Antes de tomar sua decisão, é necessário conhecer os principais modelos de capacete. Os capacetes são divididos em quatro grupos: fechados, híbridos, abertos e coquinho. O modelo fechado, também chamado de integral, é todo protegido do pescoço para cima. Ele conta com viseira, oferece estrutura reforçada e grande resistência. Por isso, essa alternativa é a mais recomendada para os motociclistas.

O capacete híbrido, por sua vez, permite que a parte que protege o queixo seja deslocada para cima nos dias de calor, transformando-o assim num capacete aberto. O capacete aberto é mais utilizado em cidades litorâneas ou regiões de clima quente. Ele protege o topo da cabeça, a parte de traz e as laterais do rosto, porém, outras partes como o queixo e o nariz ficam expostas e sujeitas a traumas, sendo bem menos seguros do que os capacetes fechados. Já o capacete coquinho é proibido no Brasil, uma vez que só protege o topo da cabeça e parcialmente as orelhas. Fora do país eles são utilizados por motociclistas custom.

Observe as características do equipamento

Para escolher o modelo ideal entre tantas opções disponíveis no mercado, é indispensável levar em consideração a frequência de uso da modo, tipo de terreno que costuma andar, além das prioridades. A segurança realmente é a prioridade maior, mas o motociclista deve levar em conta outros fatores como o conforto, design, funcionalidade, etc.

Para quem busca conforto, por exemplo, é recomendável que o capacete seja ajustado perfeitamente à cabeça. Nem largo demais, para não comprometer a segurança. Nem justo demais, a ponto de se tornar extremamente desconfortável. Vale destacar que o conforto não é somente uma questão de bem-estar. Ele tem a ver com proteção também!  Capacetes desconfortáveis tornam o trajeto agoniante e estressante, favorecendo a ocorrência de erros.

Preste atenção na hora da escolha

Sempre que possível, compre o capacete presencialmente, em uma concessionária autorizada, a fim de assegurar a qualidade do produto, experimentá-lo e esclarecer todas as dúvidas com um profissional especializado. Durante o teste, fique atento ao peso. Prefira um modelo com cerca de 1.400 gramas e que tenha esse peso bem distribuído pela cabeça. Capacetes pesados demais, com aproximadamente 1.800 gramas, intensificam o desconforto durante a pilotagem e geram dor cervical.

Preste atenção em atributos como sistema de ventilação do capacete, adequação ao seu formato de cabeça, material do forro, matéria-prima (fibra de carbono, fibra de vidro, plástico injetado). Vale ressaltar que a fibra de carbono e a fibra de vidro são mais resistentes e absorvem melhor os impactos.

No que diz respeito à aparência do capacete, as cores chamativas são excelentes, pois facilitam a visualização dos outros motoristas e motociclistas, o que indiretamente reduz o risco de acidentes. Por fim, verifique o selo de segurança. Só compre capacete que possua o certificado do Inmetro.

Agora que você já sabe quais são os fatores a serem analisados na compra do seu capacete novo, visite o NOSSO SITE para conhecer a nossa linha de capacetes.

 

COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • Como realizar seus projetos, apesar do coronavírus?

    02/04/2020

    Como realizar seus projetos, apesar do coronavíru...

      No final de 2019 foram identificados os primeiros casos do novo coron...

  • 9 vantagens de fazer um consórcio para conquistar sua primeira moto

    07/08/2020

    9 vantagens de fazer um consórcio para conquistar...

    Não importa se você planeja ter sua moto própria para lazer ou trabalho. O ...

  • Qual a melhor PCX ou Honda ADV?...

    24/08/2021

    Qual a melhor PCX ou Honda ADV?...

    Entre os scooteristas tem uma pergunta que não quer calar: PCX ou Honda ADV? ...