Menu
Motoexperiência: do Brasil à Argentina sobre duas rodas

25/03/2019

Motoexperiência: do Brasil à Argentina sobre duas rodas

Teólogo e pedagogo aposentado, o Pr. Bettero não se aposenta da aventura


Um pastor motociclista ou um motociclista pastor?

Felipe Bettero, mais conhecido como Pastor Bettero, é um homem corajoso e com muitas facetas. Ele dispensa rótulos, afinal, os rótulos são limitadores.

Formado em Teologia e Pedagogia, ele atuou por 35 anos como pastor e é apaixonado por motos e velocidade há muito tempo. Por isso, conciliou sua profissão com muitas viagens de moto durante décadas.   

Hoje é aposentado de seu ofício principal, mas não se aposenta da aventura sobre duas rodas. Mais do que um simples hobby, pilotar faz parte da sua essência. Confira a seguir a nossa entrevista com o Pr. Bettero a respeito de sua viagem mais recente pilotando.

Qual foi sua expedição mais recente?

Meu destino mais recente foi a cidade argentina de Ushuaia. Eu já havia feito expedições turísticas de moto pelo Peru, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai e parte da Argentina. Ainda faltava conhecer Ushuaia, “el fin del mundo”. Sentia muita vontade de conhecer esse lugar.  Foi assim que, junto com outros quatro amigos com interesses em comum, programei a viagem.

Qual foi a duração da  viagem?

O grupo saiu de Eunápolis exatamente no dia 30 de outubro de 2018 e retornou no dia 06 de dezembro. No total, foram 38 dias de viagem, enfrentando muitos desafios. Mas foi recompensador.

E quais foram os desafios da pista?

O principal desafio foi o vento muito forte, o que demandou que reduzíssemos a velocidade em vários trechos. Esse cenário consequentemente aumentou o consumo de combustível. Outros desafios foram o frio, a chuva e um rípio (estrada de cascalho) de 73 km, na Ruta 40, entre Gobernador Gregores e Tres Lagos, na Argentina

O que viu de interessante por onde passou?

É indescritível. Só fazendo essa viagem para ter noção das belezas que eu vi. As paisagens naturais são lindas, os lagos, os glaciais, a neve... Tudo é muito bonito e fez cada km rodado valer a pena.

Como foi sua experiência em relação à moto escolhida para viajar?

Não tenho do que reclamar. Minha companheira de viagem foi a Moto Honda NC 750X. Ela é fantástica, não apresentou nenhum problema e mesmo diante das intempéries da pista e do clima, se mostrou muito econômica, segura e de fácil condução. Outro ponto positivo é que o modelo é excelente nas curvas.

O que acha da boutique e suporte de pós-venda da Honda?

Nosso grupo contou com o suporte da Boutique e Pós-venda da BRASMOTO, que nos ofereceu todo o apoio necessário, não só nessa, mas em todas as expedições que participamos.

Tivemos acesso ao kit de transmissão, pastilhas de freio dianteiro e traseiro, filtros de óleo e revisão da motocicleta. Em uma viagem internacional de cerca de 18 mil km, isso fez toda diferença em nossa segurança.

Gosto tanto da motocicleta e do atendimento, que já estou em minha sexta Moto Honda NC 750X. Toda vez, ao retornar de uma expedição, entrego minha motocicleta antiga e pego uma nova, do mesmíssimo modelo, na mesma concessionária.

Quais dicas e informações tem a compartilhar com quem deseja fazer uma expedição similar?

Para começar, independentemente do destino, é importante fazer um bom planejamento da rota. Recomendo a ida pela Ruta 40 e volta pela Ruta 03, para otimizar o consumo de combustível. Além disso, é fundamental realizar a revisão geral da moto, colocar pneus novos, levar os devidos equipamentos para se proteger da chuva e do frio. Antes da expedição, fiz uma lista dos acessórios para levar e compartilhei com os amigos para minimizarmos os riscos de problemas.

O que faria de diferente?

Eu estava cercado de gente bacana e querida, mas em uma próxima expedição tão longa não iria com tantas pessoas. Eu, particularmente, prefiro viajar sozinho ou, no máximo, com dois ou três amigos. Mas essa é uma preferência pessoal mesmo. Há quem goste de viajar com um grupo muito maior.

Fonte: www.brasmoto.com.br

 
COMPARTILHE

RELACIONADOS

  • Cidades para ir de moto no Sul da Bahia: guia definitivo para motociclistas

    15/02/2019

    Cidades para ir de moto no Sul da Bahia: guia defi...

    A Bahia é um daqueles lugares no mundo que toda pessoa precisa conhecer e des...

  • 8 MOTIVOS PARA FAZER UM CONSÓRCIO

    01/07/2020

    8 MOTIVOS PARA FAZER UM CONSÓRCIO

    O consórcio é uma modalidade de compra que se baseia na união de pessoas f�...

  • Como evitar o coronavírus: dicas de prevenção para mototaxistas

    28/03/2020

    Como evitar o coronavírus: dicas de prevenção p...

    Em tempos de coronavírus, não dá para negar que meios de transporte individ...